segunda-feira, 31 de maio de 2010

Assunto por demais complexo,busco hoje caminhos elucidativos para compreensão da fé.
O professor Carlos Torres Pastorino,que em vida foi professor de grego e latim, analisa em seus estudos as diferenças de significado que se aplicam à fé,quais sejam:Fé Simples- apenas acreditar;Fé Emocional- é um sentimento;Fé Intelectual-convicção e Fé Espiritual-fidelidade.
Há ainda a visão da Fé como confiança em Deus, e Fé como sendo uma luz sustentada interiormente dissipando as trevas da dúvida e do medo.
Outro ponto de vista importante,diz ser a Fé um sentimento INATO de nosso destino futuro, a consciência que o ser tem das suas faculdades latentes,esperando o concurso da vontade para germinar.
Filosóficamente ela é vista com dependente direta da inteligência e da vontade; sendo que o papel principal cabe à inteligência que percebe e dá o consentimento da razão; à vontade pertence papel indireto, sendo a vontade quem mantém ou desvia a atenção, que aplica a inteligência ao objeto e repele as distrações, afasta os preconceitos e paixões.
Como é possível observar, a fé está ligada intimamente as nossas mais importantes prerrogativas como seres humanos: pensar, sentir, querer.
Sob a luz desses dons de humanidade, observamos que fé, não se tem ou deixa de tê-la, é inata, fica ao nosso encargo pessoal, o pensar e o querer.
Desligando-a dos credos religiosos, observamos quão grande é o amor do Criador para conosco,que não esperou tivéssemos consciência para usufruirmos dessa luz interior,nos deu a fé com componente original e imprenscindível à nossa sobrevivencia como espíritos eternos.
Filosoficamente ela nos faz aplicar a inteligência a um objeto e nesse momento repele as distrações, essa é outra condição essencial do desenvolver dessa luz baseada na nossa vontade e firmeza de propósitos, presisamos estar atentos,abstraindo-nos dos embaraços da ilusão.
Por ser característica de toda humanidade, naturalmente nos iguala,de vez que somos todos iguais em essência, apagando assim a triste mancha do preconceito.
Fundamentalmente libertadora,a fé não pode, em sua essência nos aprisionar em qualquer espécie de limite, dessa maneira ela controla-nos as paixões, que aprisionam a mente em escuros labirintos de egoismo.
Buscando assim compreender a fé ,observo que antídoto natural temos à nossa disposição,pois que combate na essência nossos mais terríveis males de humanide, a ilusão ,o egoismo ,o preconceito e as paixões.
Assim com essa nova visão de fé podemos observá-la com potente remédio a curar nossos males sociais e individuais.
Sem dogmatismos que a colocaram em posição indevida, por ser por essencialmente libertadora, vemos a fé como importante construtora de uma sociedade moralmente ética e justa.
Sabendo que na condição de seres em evolução, não poderíamos construir nossa vida social sem a diretriz segura da fé em suas multiplas faces ,Jesus asseverou:-mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário