terça-feira, 15 de junho de 2010

LÓGICA

Com essa frase, iniciei as postagens deste blog, hoje penso que revê-la seria interessante.
" O termo lógica vem de uma palavra grega que significa razão. A lógica é, de fato, a ciência das leis ideais do pensamento, e a arte de aplicá-las corretamente à procura e à demonstração da verdade" R. Jolivet.
Então...
Quanto temos procurado a verdade, e como temos procurado demonstrá-la?
Verdade é coisa simples, descomplicada, sem rebuscamentos,é o que é .Será que em nossos embolados sofismas e intermináveis palavrórios estamos verdadeiramente a procurá-la?
Demonstração da verdade requer transparência, onde e como podemos vivenciar essa transparência num mundo de visão tão embotada?
São apenas duas questões levantadas por essa frase, mas são tão importante que se poderia dizer sem dúvida, que delas depende a própria condiçao humana.
Um querido amigo disse da nossa necessidade de encararmos com maior maturidade as questões relevantes ao nosso progresso espiritual.
Maturidade é quando percebemos que o mundo não precisa gravitar ao nosso redor para que nos sintamos felizes ,como fazem as crianças, mas perceber que olhando o mundo físico e social com respeito pelo que são,é que nos sentiremos plenamente felizes, por estarmos exercendo o dom do dicernimento e a força da lógica.É chegarmos por esforço mental e concessão espiritual próprios; às mesmas considerações que chegaram um dia, Sócrates e Platão.
Maturidade é exercício pleno da lógica. É exercício de alteridade ,é passo dado na senda do auto conhecimento,é redimensionar tudo que até então acreditávamos ser o mundo abarcado pela nossa consciência.É acima de tudo um exercício de liberdade e de simplicidade.
Então procurando ou demonstrando a verdade estamos naturalmente exercendo nossa ação transformadora no mundo e dentro de nós mesmos.Por isso acredito sempre na força do pensamento e da razão.Por isso torno a repetir ,o que escrevo não são textos de inquestionável valor literário,mas apenas textos pra quem gosta de pensar.
...E TUDO O MAIS VOS SERÁ ACRESCENTADO."Paulo.

3 comentários:

  1. "Maturidade é quando percebemos que o mundo não precisa gravitar ao nosso redor para que nos sintamos felizes"
    Como é dificil amadurecer,ao mesmo tempo que pensamos que amadurecemos,que seja uma hora,se olharmos beeem beeem mesmo,vemos q não se passou um minuto e ja nos achamos completamente libertos dessa prisão de querer atenção--que na maioria das vezes não traaaz uma felicidade-- .E a impressão de que fomos promovidos de meros e pouquissimo equilibrados humanos para seres maduros intelectualmente e espiritualmentenos torna viciados a ponto de depois de um dia de equilibrio achamos q podemos baixar a guarda pq "da turbulencia,nós damos conta",e quando tornaamos a cair no buraco.
    enfim,
    adorei seu blog é profuuuundo,mas muito coerente na profundidade.
    não costumos entrar muito na internet,mas sempre q entrar vou tentar escapulir pra cá e ler essas maravilhas...
    ESPIRITUALISTA AMIGA ...

    ResponderExcluir
  2. Ascender é esforço diário,e para toda eternidade ,até que logremos vencer nossa imensa referência pessoal em relação à verdade.Mas como é diário, não devemos desanimar ou desistir,uma hora dessas vai que nos acostumemos a ficar de pé, ai tudo se tornará mais fluente em noso aprendizado sobre nós mesmos e a verdade insofismável da evolução.
    Laços de amizade feitos a partir dessas buscas de conhecimento,já prova que amadurecer está entre nossas prioridades.Muita paz para seu espírito, sempre.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lorêny Portugal
    Muito sensibilizado pelas suas palavras ao meu blog www.engenhocando2.blogspot.com
    embora me pareça que lá foi por ter Portugal no nome, como a senhora.
    Tentei e sem sucesso, descobrir como é pessoalmente, e tive pena de não encontrar.
    Eu sou uma pessoa muito simples, mas gosto de olhar olhos nos olhos. Mas para isso, eu teria de a conhecer.
    Felicito-a pelo seu blog, mas sinto que não tenho capacidade para fazer qualquer comentário.
    Como o mundo está em constante mudança, nem me sinto com coragem para fazer qualquer comentário.
    Assim, vou-me tentando adaptar e observar.

    Com o carinho do
    Mário Portugal

    ResponderExcluir